HISTÓRIA

O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade foi fundado em 22 de agosto de 1986, fruto da vontade e disposição de um grupo de moradores de Santa Felicidade em manter vivos os costumes e tradições dos imigrantes italianos que colonizaram o bairro, há mais de 140 anos.

 

Desde o início, o foco de trabalho tem sido a dança folclórica, expressão da cultura popular marcada pelos ritmos, passos, trajes e pela grande animação que é característica do povo italiano.

 

O ÍTALO é um grupo independente, com Sede própria, e que se construiu essencialmente pelo trabalho voluntário de centenas de pessoas. Atualmente conta com uma Sede própria de cerca de 700 m2, um guarda roupa de trajes típicos e um acervo com mais de uma centena de coreografias, que auxiliam na representação folclórica de diversas regiões da Itália.

 

Ativo em todas as suas divisões (Infantil, Infanto-juvenil, Adulto e Master), reúne mais de 120 componentes, entre corpo de dança, diretoria e colaboradores.

 

Filiado à AINTEPAR (Associação Inter Étnica do Paraná) e participando do Festival Folclórico de Etnias do Paraná há 30 anos, também tem divulgado seu trabalho em diversos Estados brasileiros além de participar como convidado da Middfest International, em Middletown – Ohio (EUA), em 2008.

 

O ÍTALO é, atualmente, o grupo de dança italiana em atividade mais antigo do Estado. É uma referência

quando se trata de cultura folclórica italiana e de sua preservação e disseminação.